Com o tema “A escola do século XXI e os educadores do século XX”, aconteceu no período de 18 a 19 de agosto, no Hotel Parque dos Coqueiros, o II Congresso Sergipano de Educação.
A abertura do evento aconteceu às 15h com a apresentação do Coral Canarinhos de Aracaju e, às 16h30, teve início a Mesa redonda: Avaliação Externa, com a participação da presidente do INEP, Malvina Tuttman, do presidente da COFENEN, Roberto Dornas, do Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto dos Passos Sobrinho, e do Prof. José Arnaldo Favaretto, como mediador.
O palestrante Içami Tiba falou para mais de 700 congressistas, abordando a temática: “Pais e educadores de alta performance: educador do futuro”. E a mestre em Psicologia da Educação pela PUC, Izabel Parolim, encerrou o 1º dia de congresso, explanando sobre a “Avaliação e aprendizagem: entre o pensar e o fazer”.
No segundo dia do evento, o congresso iniciou com a palestra do consultor da UNESCO, José Antônio Küller que tratou do tema “Protótipos curriculares de ensino médio-UNESCO”. Na sequência subiu ao palco para falar sobre o Projeto Pedagógico do Colégio Vértice(SP) e a liderança no ENEM, o educador e diretor do Colégio Vértice, Adilson Garcia. No período da tarde, a Pós doutora em psicologia cognitiva pela Universidade de Paris, Izabel Harzinn conversou com os congressistas sobre “Diálogos entre neurociência e educação”, e logo após foi o momento das novas tecnologias, “Hoje e amanhã? A escola frente às novas tecnologias”, tema abordado pelo palestrante, José Arnaldo Favaretto.
“Escola para todos e para cada um” foi o tema da Mestra em Educação, Francisca Paris, e “Bullying e violência na escola: como vencer esse desafio” foi abordado pela livre docente pela UNICAMP e doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de Genebra(Suíça), Luciene Tognetta.
Os nossos técnicos estiveram presentes e repassaram para as escolas os conhecimentos adquiridos.
—————